CLIQUE NA IMAGEM E OUÇA A CIDADE FM ON LINE.

BOMBANDO INTERNACIONALMENTE!!!

BOMBANDO INTERNACIONALMENTE!!!
Vajam só como nosso blog está mundialmente...chique heim!

RESULTADOS DA NOSSA PESQUISA DESSA SEMANA

RESULTADOS DA NOSSA PESQUISA DESSA SEMANA

CADASTRAR-SE COMO SEGUIDOR

O que rola na semana

terça-feira, 17 de maio de 2011

PROFESSORA MARLENE-DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE CULTURA CONCEDE ENTREVISTA AO C.Q.D.


Bem, como foi dito abaixo no resumo da entrevista da outra professora Marlene (a D. Marlene Barbosa), a diretora municipal de cultura de Igarapava, D. Marlene de Lurdes Silva foi convidada e nos deu o prazer de sua visita, no programa C.Q.D. de 11 de maio.
Ela é professora aposentada, tendo lecionado nas escolas Chico Ribeiro e Bizzute, em Igarapava, e em Jeriquara e Praia Grande. Foi assistente de diretor no Chico Ribeiro, assistente técnica de direção na Escola Agrícola e diretora da Escola Técnica de Química IET.
Está à frente do departamento de cultura há quase três anos.
Este ano, sob sua direção, foram realizados os seguintes projetos: Projeto da Dança do Ventre, Projeto de Viola, Violão e Cavaco, a Fanfarra (em parceria com a AMIGA) dentre outros do próprio departamento de cultura. Em parceria com a biblioteca, que também faz parte da casa da cultura, houve o Varal da Poesia , feito com escolas públicas e particulares, com poesias dos alunos, onde as poesias ficam por 3 meses para visitação e, infelizmente, segundo a professora Marlene apenas uma sala compareceu para visitação esse ano. Houve também, no mês de março, o Encontro de Folias de Reis. Aconteceu também um teatro – As mãos de Eurídice, onde a cultura cedeu o teatro para um ator de São Paulo. E por último o Miss e Mister Igarapava, em abril, com muita aceitação e participação da população. Estes projetos já foram realizados e muitos outros ainda virão, nesse ano.
A professora fez questão de salientar que todas as dependências do departamento de cultura são passíveis de empréstimo, visto que é uma ideologia da administração municipal que a comunidade participe, freqüente, interaja, pois são dependências que pertencem à comunidade. Claro que este pedido de empréstimo deve ser feito com a maior antecedência possível, para que não haja o risco de que a data pleiteada já esteja reservada. Os telefones para reserva são 3172-4222 ou 3172-4380.
Há projetos que estão sendo viabilizados para que, além de oferecer os espaços da casa da cultura, sejam levados eventos culturais aos bairros e praças.
Um outro convite feito pela professora foi para que as pessoas interessadas em fazer parte de um grupo de teatro procurem o grupo que ensaia na casa da cultura, nos finais de semana. Mais informações é só ligar nos números citados anteriormente.
Uma coisa importante salientada pela D. Marlene é que há a necessidade de se criar em Igarapava o hábito de se freqüentar mais os eventos culturais. É nesse sentido que o programa C.Q.D. quer se tornar parceiro, juntamente com a comunidade, para desenvolver um processo que desperte o interesse na população em eventos como o teatro, as exposições de poesia, de artesanato e outros. E sabemos que poderemos contar com toda a ajuda do departamento municipal de cultura.
De suma importância também foi a conclusão à qual chegamos, no que diz respeito a uma certa mentalidade interiorana que não auxilia em nada o desenvolvimento da região e a cultura também sofre com isso. É comum que a gente ainda carregue o mau hábito de achar que os governos, sejam eles de que instância forem, são os únicos responsáveis pelo desenvolvimento e preservação dos valores regionais. Isso é um ledo engano. Claro que cada esfera, municipal, estadual ou federal, tem sua parcela de responsabilidade. Porém, todos nós, individualmente ou como instituições privadas, também temos nossa parte nesse compromisso. É necessário que busquemos, juntos, o melhor caminho para nosso bem estar como coletividade. Há ainda aqueles que muito misturam a idéia de adversário político com a de inimigo pessoal. Independente das vertentes políticas de cada cidadão somos todos membros da mesma sociedade. Vamos passar por cima de certas diferenças quando o objetivo for o bem da coletividade. E é isso que o programa C.Q.D., a Rádio Cidade FM, o departamento municipal de cultura se comprometem a fomentar: uma educação e uma cultura cada vez mais de qualidade e uma postura realizadora isenta de interesses menores. Tudo em prol de Igarapava região.
Nosso muito obrigado à professora Marlene e aquele abraço aos ouvintes do C.Q.D. NO RÁDIO e aos leitores dessa seção e da internet.

C.Q.D. ENTREVISTA PROFESSORA MARLENE BARBOSA


Na quarta-feira, dia 27 de Abril, esteve presente no programa C.Q.D. a querida professora Marlene Barbosa Ferreira para falar conosco sobre sua trajetória na educação e outros temas contemporâneos.
D. Marlene é formada em magistério (no antigo CENE e atual Bizutte), em Letras na FFCL de Uberaba (atual Uniube) e em Pedagogia na FFCL de Ituverava. Também possui mestrado em Letras na USP. Atualmente, é diretora do Lar Escola Alvorada Nova.
Perguntada sobre as principais diferenças entre lecionar no início de sua carreira e atualmente, disse não haver tanta diferença assim. O que aconteceu é que o mundo em si sofreu várias mudanças e a educação e os educadores devem acompanhar essas mudanças, tais como buscar uma capacitação constante e etc.
Com relação às principais dificuldades encontradas no exercício da profissão de educadora, ela considera que há muita resistência da sociedade (pais, principalmente) em aceitar que a escola e os educadores têm projetos específicos a serem levados a cabo. Essa dificuldade em entender as particularidades da escola leva, muitas vezes, a uma tentativa de interferência da família em relação ao cotidiano educacional. A família pode sim participar da vida da escola, porém essa participação não deve invadir o âmbito das questões reservadas aos profissionais de educação, os quais possuem a formação adequada para lidar com tais assuntos. Devem participar apenas como família e dentro das questões concernentes à família.
Outro tema abordado no programa foi a questão do bullying. De acordo com a professora Marlene o bullying, apesar de não ser uma novidade, tem tomado proporções muito preocupantes. Segundo ela, é necessária um atenção redobrada da família e da escola, visando detectar o mais precocemente possível os casos desse tipo de abuso e tomar as providências necessárias para resolver a questão. Inclusive, o caso do Rio de Janeiro, onde o ex-estudante matou vários alunos foi também abordado e, na opinião da educadora, muito provavelmente, além de um sério problema mental, o autor da chacina também deve ter sofrido bullying, o que veio a contribuir para que ele tomasse a atitude de invadir a escola e executar os alunos. Professores, funcionários, diretores, pais e alunos devem somar forças para combater esse tipo de abuso.
Com relação ao tema progressão continuada, que diminuiu as reprovações automaticamente nas escolas, a professora acredita que aprovar deve ser, realmente, a vocação da escola. Porém, a lei que regulamentou esse sistema é uma lei simplista, que não contempla as reais necessidades e objetivos de um processo educacional eficiente. Segundo ela, o fato de uma determinada metodologia funcionar em determinado país, não implica em um êxito automático em outro. Uma colocação importante foi a de que, para ser secretário de educação do estado, é primordial ser professor. Isso evita que experimentos educacionais pseudo-inovadores sejam realizados sem que as devidas adaptações à realidade local sejam feitas. E tão importante quanto ser professor, que essa pessoa seja um profissional adequado, ou seja, que tenha experiência para cuidar do nível de educação ao qual seu cargo se destina.
Quando perguntada sobre a possibilidade de se ter uma faculdade presencial em Igarapava, ela respondeu que considera haver outras prioridades em termos de ensino superior, pelo fato de que escolher uma faculdade específica não atenderia à variedade de demanda e trazer várias faculdades é praticamente inviável. E mais, mesmo que se conseguisse trazer várias faculdades, a mão de obra para lecionar seria escassa e de difícil migração para a cidade e região. Dito isso e somado ao fato de que o ensino superior à distância tem atendido a demanda com eficiência, conclui que seria um investimento arriscado trazer faculdades presenciais para Igarapava.
Comentou também, a professora, que desde que conheceu o tele-curso ficou encantada e percebe ser a modalidade de ensino do futuro, como vêm demonstrando os inúmeros cursos superiores à distância que proliferam por todo o Brasil. Na nossa região, por exemplo, onde muitos trabalhadores do setor de açúcar e álcool trocam de turno, o ensino à distância veio propiciar que os mesmos completem o ensino superior, o que seria impossível no sistema presencial. Mais uma conclusão relevante de D. Marlene é que o ensino presencial, apesar de sua importância atual, vai acabar se tornando inviável e ultrapassado.
Na opinião da professora Marlene Barbosa, a juventude igarapavense tem uma certa dificuldade em encontrar ambiente adequado para estudar fora da escola. Ela considera que uma melhor biblioteca, com um acervo mais completo e que funcione num período de tempo maior, possa ajudar nessa questão. Foi nesse ponto da entrevista que ficou definido que convidaríamos a sua colega, D. Marlene de Lurdes Silva, diretora do departamento municipal de cultura, para vir ao C.Q.D. e discutirmos como o programa e os cidadãos de Igarapava podem, unidos, ser parceiros do departamento de cultura. Convite esse que foi prontamente aceito pela diretora e o resumo da entrevista nossos leitores poderão acompanhar nessa mesma edição.
Uma outra discussão interessante foi com relação aos autodenominados “sistemas de ensino” que estão entrando na educação dos municípios. Na opinião da professora, o fato de se adotar sistema apostilado “engessa” a metodologia ou seja, torna a educação pasteurizada, sistematizada com exagero, visto que cada cidade e cada escola possuem sua vocação. Inclusive, essa é uma preocupação no seu atual trabalho, como diretora no Lar Escola Alvorada Nova. Há, nessa escola, um plano educacional que prioriza a formação do ser humano, a multiplicação dos ideais educacionais nos lares dos alunos (motivo de ser aceito apenas um aluno por família), um crescimento vertical da escola (com apenas uma sala de cada série) e um ambiente de trabalho fraterno, que envolve direção, funcionários e alunos.
E assim, basicamente, se deu esse C.Q.D. com a grande professora Marlene Barbosa. Obrigado professora. Continue sendo essa pessoa moderna e antenada. Esperamos que logo possa estar conosco novamente na Rádio Cidade Fm.