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sexta-feira, 25 de março de 2011
C.Q.D. - A O.A.B. VAI À ESCOLA
Uma grata surpresa foi conhecer mais de perto, no dia 24 de março, nos estúdios da RÁDIO CIDADE FM-105,9 Mhz, o projeto “A OAB VAI À ESCOLA”. Numa iniciativa conjunta do Governo do Estado de São Paulo e a O.A.B.SP, as O.A.Bs de cada comarca do estado definem comissões para levar palestras sobre direitos e deveres dos cidadãos às escolas. Na comarca de Igarapava não é diferente. Recebemos no quadro C.Q.D. as advogadas Dra. Eloá Mattar Freitas (presidente da comissão OAB vai à escola - voluntária) e Dra. Emanuela Mendonça de Jesus (vice presidente - voluntária). Através da coordenação dessas jovens, outros advogados, de Igarapava e região, levam às escolas importantes informações e discussões sobre cidadania – direitos e deveres. O processo ocorre da seguinte forma: 1- A coordenação do projeto entra em contato com a direção da escola e, diante do interesse da mesma em receber o projeto, definem em conjunto: datas, períodos, horários, duração de cada palestra e assuntos a serem abordados. 2- Definidos esses parâmetros, são determinados os advogados que irão palestrar sobre cada assunto (todos voluntários, ou seja, sem nenhuma remuneração). 3- A OABSP e a Secretaria Estadual de Educação fornecem apostilas para serem distribuídas aos alunos durante as palestras. Segundo o presidente da O.A.B. de Igarapava, Dr. José Ricardo Rodrigues Mattar, o projeto foi um sucesso em 2010 e espera-se o mesmo em 2011. A princípio, serão atendidas as escolas estaduais da comarca de Igarapava (que abrange Aramina e Buritizal). Em seguida, será tentado um outro convênio através da OABSP e Secretarias de Educação Municipais da comarca, para viabilizar a ida do projeto às escolas municipais. As escolas particulares também serão atendidas. Até o momento, apenas a Escola Estadual Professor Martinho Sylvio Bizutti recebeu o projeto, na gestão das coordenadoras Dra. Eloá e Dra. Emanuela. Em Aramina, a Escola Estadual Fábio José de Araújo também foi atendida pelo mesmo projeto, sob presidência do saudoso Dr. José Luis Mattar Colmanetti. Dentre os assuntos explanados durante as palestras estão: Consolidação das Leis do Trabalho Acidentes de trabalho Empregada doméstica Tribunal do Júri Alimentos Separação Concubinato Adolescente infrator Drogas Roubo e furto Aborto É claro que outros assuntos podem ser incluídos, como o bullying e outros mais, conforme nos disseram as coordenadoras. O projeto também procura se adaptar à realidade de cada escola ou comunidade que visita. De acordo com as coordenadoras, a receptividade por parte da direção, professores, funcionários e alunos tem sido excelente. Parabéns O.A.BSP, Governo do Estado, OAB Igarapava, escolas envolvidas e, principalmente, parabéns Dra. Eloá e Dra. Emanuela. Parabéns por estarem se dedicando a uma causa tão especial. Agora, nos resta aguardar a ampliação das ações para as escolas municipais e particulares da comarca. Estamos na expectativa. Um abraço aos internautas, aos ouvintes do rádio e aos leitores do jornal. Nossos agradecimentos à Rádio Cidade FM, ao Leandro Silva, ao Jornal de Igarapava, às escolas participantes e aos convidados. Até a próxima. Continuem acompanhando o C.Q.D. no rádio (Cidade FM – 105,9 Mhz às quartas 11:30h) e na internet no professorkiko.blogspot.com. Sugestões e críticas são bem vindas. Professores interessados em ilustrar suas aulas podem encontrar animações interessantes, em PowerPoint, no mesmo blog. Aquele abraço. Agenda do Programa C.Q.D. e do programa Cidade em Notícias Entrevista. De segunda a sexta às 11:30 na Rádio Cidade FM – 105,9 Mhz Até o momento, temos os seguintes programas agendados: SEXTA (25-03) – Convidadas: Psicólogas Juliana Massad de Oliveira e Wanessa Araújo Oliveira. Assunto: A Psicoterapia na Estação Saúde. SEGUNDA (28-03) – Convidados: Fonoaudiólogo Carlos Henrique Baldo e Terapeuta Ocupacional Talita Malagutti. Assunto: A Fonoaudiologia e a Terapia Ocupacional no Tratamento de Pessoas com Necessidades Especiais. QUINTA (31-03) C.Q.D.– Convidado: Responsável municipal pelo Meio Ambiente Professor Lélio. Assunto: Educação Ambiental em Igarapava. SEXTA (01-04) – Convidada: Dra. Rubiana. Assunto: Divórcio. QUARTA (06-04) C.Q.D. – Convidados: Secretário de Educação de Aramina Prof. Nelson Scandiuzzi, Secretária de Educação de Buritizal Profa. Carmen Silvia R. T. da Silveira, Dra Rubiana e Psicóloga Wanessa Oliveira. Assunto: Bullying. SEXTA (08-04) – Convidado: Odontólogo Dr. Francisco Eduardo Alves Pereira. Assunto: Pacientes com Necessidades Especiais e a Periodontia. QUARTA (04-05) C.Q.D.– Convidado: José Carlos Guimarães. Assunto: Drogas.
C.Q.D. NO RÁDIO - O PAPEL DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO
No dia 16 de Março, o C.Q.D. recebeu nos estúdios da RÁDIO CIDADE FM-105,9 Mhz a pedagoga e psicopedagoga Aletheia Patrícia Corrêa Lopes para conversar conosco sobre “O papel da família no desenvolvimento do aprendizado”. Em linhas gerais, foi ressaltada a importância, no aprendizado, de uma família estruturada, que seja parceira da escola nas diferentes situações que envolvem o crescimento do aluno como indivíduo, que valorize e incentive (principalmente com exemplos) as conquistas da criança e do adolescente, sem no entanto perder de vista os limites que se deve impor aos mesmos.
Um aspecto muito interessante deste programa foi a questão do TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. É comum que os pais de filhos que têm este transtorno ouçam: indisciplinado, mal-educado, pouco inteligente, desligado e etc. Mas é importante que se saiba que este tipo de distúrbio é uma doença e não um desvio de comportamento apenas. O déficit de atenção, mais comum na infância, tem como sintomas a desatenção e a desconcentração. Já a hiperatividade apresenta-se como excesso de atividade e agitação anormal. O hiperativo pode também sofrer de desatenção.
É normal uma certa dose de desatenção e hiperatividade nas crianças e nem por isso elas, necessariamente, têm TDAH. O que deve ser observado pelos pais é se a hiperatividade interfere negativamente nas relações em casa e na escola, em prejuízo dos estudos e do convívio social. Há crianças que são agitadas e não seguem regras em casa, mas comportam-se bem na escola. Eis aí, muito provavelmente, um caso de falta de limites em casa e não de hiperatividade.
Apenas especialistas podem constatar o TDAH, tais como neurologistas, pediatras ou psiquiatras. Caso pelo menos seis sintomas de desatenção ou hiperatividade ocorram, em ambientes diferentes e por pelo menos seis meses, é bom procurar um especialista. Os sintomas são:
DESATENÇÃO: Não prestar atenção em detalhes, dificuldade para se concentrar, não prestar atenção ao que lhe é dito, dificuldade para seguir regras e instruções, desviar a atenção com outras atividades, não terminar o que começa, ser desorganizado, evitar atividades que exijam um esforço mental continuado, perder coisas importantes, esquecer compromissos e tarefas, ter problemas financeiros, tarefas complexas se tornam entediantes e ficam esquecidas, dificuldade de fazer planejamento de curto ou de longo prazo.
HIPERATIVIDADE: Ficar mexendo as mãos e/ou os pés quando sentado, não permanecer sentado por muito tempo, pular ou correr excessivamente em momentos inadequados, ter sensação interna de inquietude, ser barulhento em atividades lúdicas, ser muito agitado, falar em demasia, responder às perguntas antes de serem concluídas, ter dificuldade de esperar sua vez, intrometer-se em conversas dos outros, apresentar TOC (transtorno obsessivo compulsivo).
Pais e professores fiquem atentos.
Um aspecto muito interessante deste programa foi a questão do TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. É comum que os pais de filhos que têm este transtorno ouçam: indisciplinado, mal-educado, pouco inteligente, desligado e etc. Mas é importante que se saiba que este tipo de distúrbio é uma doença e não um desvio de comportamento apenas. O déficit de atenção, mais comum na infância, tem como sintomas a desatenção e a desconcentração. Já a hiperatividade apresenta-se como excesso de atividade e agitação anormal. O hiperativo pode também sofrer de desatenção.
É normal uma certa dose de desatenção e hiperatividade nas crianças e nem por isso elas, necessariamente, têm TDAH. O que deve ser observado pelos pais é se a hiperatividade interfere negativamente nas relações em casa e na escola, em prejuízo dos estudos e do convívio social. Há crianças que são agitadas e não seguem regras em casa, mas comportam-se bem na escola. Eis aí, muito provavelmente, um caso de falta de limites em casa e não de hiperatividade.
Apenas especialistas podem constatar o TDAH, tais como neurologistas, pediatras ou psiquiatras. Caso pelo menos seis sintomas de desatenção ou hiperatividade ocorram, em ambientes diferentes e por pelo menos seis meses, é bom procurar um especialista. Os sintomas são:
DESATENÇÃO: Não prestar atenção em detalhes, dificuldade para se concentrar, não prestar atenção ao que lhe é dito, dificuldade para seguir regras e instruções, desviar a atenção com outras atividades, não terminar o que começa, ser desorganizado, evitar atividades que exijam um esforço mental continuado, perder coisas importantes, esquecer compromissos e tarefas, ter problemas financeiros, tarefas complexas se tornam entediantes e ficam esquecidas, dificuldade de fazer planejamento de curto ou de longo prazo.
HIPERATIVIDADE: Ficar mexendo as mãos e/ou os pés quando sentado, não permanecer sentado por muito tempo, pular ou correr excessivamente em momentos inadequados, ter sensação interna de inquietude, ser barulhento em atividades lúdicas, ser muito agitado, falar em demasia, responder às perguntas antes de serem concluídas, ter dificuldade de esperar sua vez, intrometer-se em conversas dos outros, apresentar TOC (transtorno obsessivo compulsivo).
Pais e professores fiquem atentos.
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