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quinta-feira, 30 de junho de 2011

AFINAL, O QUE É TDAH?


Mal educada, indisciplinada, pouco inteligente, desligada. Esses são alguns dos adjetivos que pais de filhos que sofrem de TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) estão acostumados a ouvir. Apesar de os estudos sobre o tema terem se intensificado, o desconhecimento ainda é grande e faz com que as pessoas que convivem com o transtorno sintam-se frustradas, sem saber o que fazer diante de um comportamento diferenciado. Mais comumente visto em crianças, o Défcit de Atenção surge com sintomas como desatenção e dificuldade de concentração. Já na Hiperatividade, a criança é muito ativa, agitada além do normal. Segundo especialistas, quem é hiperativo também sofre com a desatenção.
"É importante, termos em mente que a desatenção e a hiperatividade são comportamentos normais nas crianças, mas nem por isso elas têm o TDAH. Os pais devem obeservar se a hiperatividade do filho interfere de forma nagativa no relacionamento em casa e na escola, prejudicando seu estudos e convívio com os demais colegas" orienta a psicopedagoga Maria José Silva. "Já uma criança que é muito agitada em casa, não obedece às regras, porém procede de maneira comportada na escola, muito provavelmente não tem hiperatividade e sim falta de limites em casa", ressalta.
O transtorno pode aparecer a partir do início da fase escolar, durante a adolescência e mesmo na fase adulta. O papel dos professores e da família, na observação dos indícios do problema, é fundamental.
A confirmação do transtorno somente pode ser feita por um especialista, geralmente um neurologista, pediatra ou psiquiatra. O diagnóstico, normalmente, é complementado por testes psicológicos. Fica claro então que a questão do TDAH deve ser encarada com uma visão multisciplinar: Família, escola e profissionais da área de saúde.
Na terça feira, dia 28 de junho, na Casa da Cultura de Igarapava, às 19:30h, com apoio da secretaria municipal de educação de Igarapava, aconteceu uma palestra com o Dr. Emerson Milhorim de Oliveira, Neurologista de Uberaba/MG, sobre o TDAH.


A iniciativa de entrar em contato com a profa. Rosa, secretária municipal de educação, e trazer esse especialista para palestrar foi da professora, pedagoga e psicopedadgoga Alethéia Patrícia Correa Lopes, que já havia estado em nosso programa C.Q.D. falando sobre esse transtorno. Inclusive, a parte introdutória da palestra foi feita pela professora Alethéia.


De acordo com o Dr. Emerson,o TDAH pode ser diagnosticado se a pessoa apresentar pelo menos seis dos sintomas de desatenção ou hiperatividade descritos abaixo, que se manifestaram em ambientes diferentes por um período superior a seis meses:
DESATENÇÃO: Não presta atenção em detalhes; ter dificuldade para se concentrar; não prestar atenção ao que lhe é dito; ter dificuldade para seguir regras e instruções; desviar a atenção com outras atividades; não terminar o que começa; ser desorganizado; evitar atividades que exijam um esforço mental continuado; perder coisas importantes; distrair-se com coisas alheias ao que está fazendo; esquecer compromissos e tarefas; ter problemas financeiros; tarefas complexas se tornam entediantes e ficam esquecidas; dificuldade de fazer planejamento de curto ou de longo prazo.
HIPERATIVIDADE: Ficar remexendo as mãos e/ou os pés quando sentado; não permanecer sentado por muito tempo; pular, correr excessivamente em situações inadequadas; ter a sensação interna de inquietude; ser barulhento em atividades lúdicas; ser muito agitado; falar em demasia; responder as perguntas antes de concluídas; ter dificuldade de esperar sua vez; intrometer-se em conversa ou jogos de outros; apresentar TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)
Segundo o palestrante, o que causa o TDAH é uma dificuldade do lóbulo frontal do cérebro para produzir as DOPAMINA e NORADRENALINA. Essa região do cérebro é a responsável pela inibição do comportamento (controlar ou inibir comportamentos inadequados), pela capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento. Esse défcit dessas substâncias leva ao TDAH. O Tratamento do TDAH deve ser multimodal, ou seja, uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas que são ensinadas ao portador. A medicação é parte muito importante do tratamento.
Um excelente público esteve presente, dentre professores, coordenadores, diretores, vereadores e o vice-prefeito de igarapava e médico Dr. José Humberto. No final, ao comentar a palestra, o Dr. José Humberto se comprometeu, junto com os profisionais de educação presentes, a buscar a formação de uma equipe multidisciplinar (educadores, e profissionais da saúde) em Igarapava para cuidar de questões como o TDAH.




Agora, cabe a nós, profissionais da educação, da saúde, pais e administradores públicos nos mobilizarmos para que o tema não se esvazie. A informação sobre o TDAH deve ser repassada e as discuções alimentadas para que se possa chegar a uma série de ações, que nos permitam lidar com essa nova linha de ação na resolução de vários problemas de nossas crianças, adolescentes e mesmo de muitos adultos. Aguardem no nosso novo programa o GALERA C.Q.D. um debate entre professores sobre o TDAH. E leiam na edição do dia 15 de julho, do Jornal de Igarapava, mais informações sobre esse transtorno e sobre a palestra citada acima.
Para mais informações, entre também no site da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DÉFICTI DE ATENÇÃO http://www.tdah.org.br/ .
Fui.