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quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

C.Q.D. NO RÁDIO ESTRÉIA HOJE


O programa C.Q.D. NO RÁDIO estreou hoje com o tema "ENEM", trazendo aos estúdios da Rádio Cidade FM - 105,9 Mhz os seguintes convidados:

Prof. Adriano Donizete - Coordenador pedagógico do ensino médio na Escola Viva.
Prof. José Ramires Neto - Professor de história e sociologia na escola Maieutica.
Prof. Manoel Nasser - Professor de Filosofia na escola Maieutica.

Apresentação: Leandro Silva
Coordenação de entrevista e debate: Professor Kiko

RESUMO DO PROGRAMA
HISTÓRICO

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova criada em 1998 pelo Ministério da Educação.

Inicialmente utilizado como ferramenta para avaliar a qualidade geral do ensino médio no país. Posteriormente, o exame começou a ser utilizado como exame de acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). Ganhar pontos para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Também como certificação de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos (na data de realização) e atingir nota (400 pontos em cada área e 500 pontos na redação).

evolução em 13 anos em número de inscritos:
1998 1 57.221
2010 4.611.441

O ENEM COMO EXAME DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Os professores convidados foram unânimes em concordar que há uma forte tendência que o ENEM se torne um exame unificado nacionalmente para o ingresso na universidades públicas. Porém, resaltaram a importância de se discutir a questão da perda de importância dos temas regionais na elaboração de uma prova nacionalmente unificada. Talvez, segundo nossos convidados, uma solução em que o ENEM seja usado apenas como parâmetro parcial na avaliação do candidato seja mais viável, resguardando assim o direito de cada instituição levar em consideração outros parâmetros, mais convenientes regionalmente, para essa avaliação.

O papel do ENEM na pontuação do candidato a bolsa do PROUNI também foi debatido. Os professores convidados concluiram que o PROUNI é uma louvável iniciativa rumo à democratização do ensino superior, porém já carece de novas análises e adaptações, tais como ampliação do número de bolsas oferecidas, ampliação da faixa salarial da família (hoje de até 3 salários mínimos para bolsa parcial e de até um e meio salário para bolsa integral), dentre outras mudanças sócioeconômicas.

RECENTES PROBLEMAS NO ENEM

Nos últimos dois anos, o ENEM passou por problemas sérios:
> 2009 (ROUBO DE PROVAS E GABARITO ERRADO DA PROVA SUBSTITUTIVA)
> 2010 (VAZAMENTO DE INFORMAÇÕES SIGILOSAS DE INSCRITOS, ERROS DE IMPRESSÃO EM PROVAS DO TIPO AMARELO, RECLAMAÇÕES DE FALTA DE RIGOR NA FISCALIZAÇÃO DE IDA A BANHEIROS).
Nossos convidados entendem que a credibilidade do ENEM foi abalada, tanto no que diz respeito aos candidatos, quanto às instituições de ensino superior que nele pretendiam se pautar para sua seleção de ingressantes em seus quadros discentes. Porém, é consenso, entre os participantes desse debate, que essa situação problemática pela qual passou o ENEM não foi mero acaso ou simples incompetência do MEC e do INEP. Existe uma quase certeza entre nossos convidados da existência de uma conspiração dos cartéis formados pelos pseudo "sistemas de ensino", traduzindo: grandes "grifes de material didático e franquias de educação" que têm interesse no fracasso do ENEM e na perpetuação do "Status quo" de mesmice educacional, que há tanto tempo impera no país e que é ameaçado pelas ideologias modernas, democráticas e realistas que o MEC tenta implantar através da sistemática do ENEM. Essa farsa só poderá ser combatida se todos nós, enquanto brasileiros: educadores, educandos, família e governo agirmos com consciência e senso crítico em prol de uma educação de verdade e para toda a vida.
ENEM EM IGARAPAVA
As escolas participantes do debate, cada uma com sua metodologia, têm, já há alguns anos, preparado com qualidade seus alunos para o ENEM. Foi concenso também, entre os professores convidados, que seria muito interessante se Igarapava pudesse contar com um curso especificamente voltado à preparação para o ENEM, visando principalmente os candidatos que já terminaram o ensino médio e que ainda não ingressaram na faculdade que desejam.
FUTURO DO ENEM

Uma crítica comum dos participantes do programa, foi com relação ao "relaxamento" dos modernos critérios da prova do ENEM depois que ela passou a ter mais questões e ser realizada em dois dias. Antes disso, o ENEM trazia mudanças interessantes na forma de avaliação: questões cotidianas, que priorizavam a análise racional e crítica, usando sempre a transdisciplinaridade. Depois que mudou para o "Novo Enem", segundo nossos convidados, essas conquistas perderam em qualidade. As provas ficaram mais óbvias, maçantes, com pouca interdisciplinaridade, apresentando necessidade de decorar fórmulas, resumindo: a qualidade antes conquistada caiu.
As conclusões do debate são que: essa perda de qualidade deve ser revertida, todos os brasileiros interessados em uma educação verdadeira devem se unir para combater os cartéis noscivos ao progresso educacional, o MEC deve se organizar de modo a centralizar em suas próprias mãos a confecção e realização das provas do ENEM e que o PROUNI deve passar por uma reavaliação de diretrizes sócio-econômicas. E, mais importante ainda, que, apesar dos últimos incidentes negativos, devemos nos unir pela continuidade e otimização do ENEM, pois é uma ferramenta de mudança e avanço na educação brasileira, como há muito tempo não se via.
Um abraço aos internautas, aos ouvintes do rádio e aos leitores do jornal.
Nossos agradecimentos à Rádio Cidade FM, ao Leandro Silva, às escolas participantes e aos professores convidados.
Até a próxima.
Fui!

TURMA DA EDUCAÇÃO: CHEGOU O C.Q.D.!



Educação. Um assunto de múltiplas facetas merece um tratamento multimidiado

Salve Igarapava e região. É com muito prazer que anunciamos um novo projeto de educação para Igarapava e região. É o C.Q.D. Não entendeu? Já vou explicar.
A sigla c.q.d. vem das demonstrações matemáticas. Quando alguém realiza uma demonstração matemática, tradicionalmente finaliza o trabalho com essa sigla que significa “como queríamos demonstrar”. Como minha origem como professor é na área de exatas, tive a idéia de criar essa seção, onde a sigla c.q.d. poderá significar diversos ângulos de abordagem em assuntos voltados a educação. Como queremos demonstrar, divulgar, debater, denunciar, destacar, determinar, detalhar, diagnosticar, ufa...e mais o que for preciso para que os mais importantes temas educacionais sejam analisados de forma a satisfazer nosso público.
Por falar em temas educacionais, não esperem apenas assuntos limitados ao ambiente escolar. O conceito de educação moderna abarca preocupações que há muito extravasam os muros das instituições de ensino abrangendo as mais diversas áreas da nossa vida cotidiana: meio-ambiente, lazer, saúde, segurança, comunicação, política e etc.
Outro caráter de modernidade do “c.q.d.” é faceta multimídia. Além das publicações quinzenais no Jornal de Igarapava, teremos um programa semanal, na Rádio Cidade FM – 105,9 Mhz. Muito gentilmente, o radialista Leandro Silva nos acolherá, dentro de seu programa, das 11:30h às 12:30h, às quartas-feiras, quando estaremos falando desses mesmos temas e recebendo, como convidados, alunos, professores, coordenadores, diretores, chefias educacionais e membros de instituições municipais e regionais que tenham algo a contribuir com esse tipo de discussão. No dia 23 próximo, por exemplo, o assunto abordado será o ENEM. Estaremos recebendo representantes da Escola Viva, da Escola Maiêutica e, caso consigamos a confirmação, de escolas públicas de ensino médio de nossa cidade. Nos dois programas seguintes falaremos sobre bulling, primeiro recebendo alunos como convidados e depois ouvindo o que pensam coordenadores de educação sobre esse controverso tema. Durante os programas atenderemos à comunidade pelo telefone da Rádio Cidade FM, tirando dúvidas, ouvindo críticas, sugestões e etc.
Acha que parou por aí? Ainda iremos estender essa discussão à internet, através deste blog: professorkiko.blogspot.com (hoje com mais de 8.000 visitas de todo o Brasil) onde publicaremos, na seção “c.q.d.”: postagens, links, animações, vídeos e muito mais, oferecendo material de sustentação a todas as discussões feitas no rádio e publicadas no jornal. Aliás, através do e-mail kikofisica@gmail.com todos os leitores podem, a partir de hoje, tirar dúvidas sobre temas educacionais, sugerir assuntos para discussão no programa e/ou abordagem no Jornal de Igarapava e blog, fazer críticas ao c.q.d do rádio, imprensa ou internet e etc.
Mantendo a sinergia entre as diferentes mídias com as quais estaremos constante e simultaneamente trabalhando, o nosso assunto da próxima edição do Jornal de Igarapava será:
ENEM: Entre problemas passados e expectativas futuras, como a comunidade educacional de Igarapava vê essa importante ferramenta de modificação da educação brasileira?
Nossos agradecimentos ao Jornal de Igarapava pela parceria e ao programa Cidade em Notícias do radialista Leandro Silva pelo espaço compartilhado. Gostaríamos de divulgar aqui também um novo quadro desse programa de rádio, onde Leandro Silva, entrevista os mais diferentes profissionais de diversas áreas de atuação em Igarapava e região: Diretores de departamentos municipais, Advogados, Médicos, Veterinários, e outros. O Cidade em Notícias vai ao ar das 11:00h às 13:00h e as entrevistas acontecem às segundas e sextas-feiras, sendo que estão agendados para a semana:
21-02(segunda) – Dr. Ricardo Aparecido Mendonça (Médico Veterinário) – Assunto: Infestação por carrapatos em animais domésticos.
25-02(sexta) – Dr. Aloísio Antonio Maciel Filho (Médico Cardiologista) – Assunto: As doenças malignas e a fé.
Ficamos por aqui contando com a sua participação, caro leitor e leitora, se possível nas três mídias em que atuaremos. Sua audiência é importante, tanto quanto seu olhar crítico e atento, para que possamos sempre fazer mais e melhor.
Deixo aqui uma das pitorescas frases que ouvi de um dos grandes professores que tive, meu pai, Faber de Oliveira Campos: “Se o velho pudesse...e se o jovem soubesse...nada haveria no mundo que não se fizesse”.
c.q.d.
Fui.