CLIQUE NA IMAGEM E OUÇA A CIDADE FM ON LINE.

BOMBANDO INTERNACIONALMENTE!!!

BOMBANDO INTERNACIONALMENTE!!!
Vajam só como nosso blog está mundialmente...chique heim!

RESULTADOS DA NOSSA PESQUISA DESSA SEMANA

RESULTADOS DA NOSSA PESQUISA DESSA SEMANA

CADASTRAR-SE COMO SEGUIDOR

O que rola na semana

terça-feira, 17 de maio de 2011

PROFESSORA MARLENE-DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE CULTURA CONCEDE ENTREVISTA AO C.Q.D.


Bem, como foi dito abaixo no resumo da entrevista da outra professora Marlene (a D. Marlene Barbosa), a diretora municipal de cultura de Igarapava, D. Marlene de Lurdes Silva foi convidada e nos deu o prazer de sua visita, no programa C.Q.D. de 11 de maio.
Ela é professora aposentada, tendo lecionado nas escolas Chico Ribeiro e Bizzute, em Igarapava, e em Jeriquara e Praia Grande. Foi assistente de diretor no Chico Ribeiro, assistente técnica de direção na Escola Agrícola e diretora da Escola Técnica de Química IET.
Está à frente do departamento de cultura há quase três anos.
Este ano, sob sua direção, foram realizados os seguintes projetos: Projeto da Dança do Ventre, Projeto de Viola, Violão e Cavaco, a Fanfarra (em parceria com a AMIGA) dentre outros do próprio departamento de cultura. Em parceria com a biblioteca, que também faz parte da casa da cultura, houve o Varal da Poesia , feito com escolas públicas e particulares, com poesias dos alunos, onde as poesias ficam por 3 meses para visitação e, infelizmente, segundo a professora Marlene apenas uma sala compareceu para visitação esse ano. Houve também, no mês de março, o Encontro de Folias de Reis. Aconteceu também um teatro – As mãos de Eurídice, onde a cultura cedeu o teatro para um ator de São Paulo. E por último o Miss e Mister Igarapava, em abril, com muita aceitação e participação da população. Estes projetos já foram realizados e muitos outros ainda virão, nesse ano.
A professora fez questão de salientar que todas as dependências do departamento de cultura são passíveis de empréstimo, visto que é uma ideologia da administração municipal que a comunidade participe, freqüente, interaja, pois são dependências que pertencem à comunidade. Claro que este pedido de empréstimo deve ser feito com a maior antecedência possível, para que não haja o risco de que a data pleiteada já esteja reservada. Os telefones para reserva são 3172-4222 ou 3172-4380.
Há projetos que estão sendo viabilizados para que, além de oferecer os espaços da casa da cultura, sejam levados eventos culturais aos bairros e praças.
Um outro convite feito pela professora foi para que as pessoas interessadas em fazer parte de um grupo de teatro procurem o grupo que ensaia na casa da cultura, nos finais de semana. Mais informações é só ligar nos números citados anteriormente.
Uma coisa importante salientada pela D. Marlene é que há a necessidade de se criar em Igarapava o hábito de se freqüentar mais os eventos culturais. É nesse sentido que o programa C.Q.D. quer se tornar parceiro, juntamente com a comunidade, para desenvolver um processo que desperte o interesse na população em eventos como o teatro, as exposições de poesia, de artesanato e outros. E sabemos que poderemos contar com toda a ajuda do departamento municipal de cultura.
De suma importância também foi a conclusão à qual chegamos, no que diz respeito a uma certa mentalidade interiorana que não auxilia em nada o desenvolvimento da região e a cultura também sofre com isso. É comum que a gente ainda carregue o mau hábito de achar que os governos, sejam eles de que instância forem, são os únicos responsáveis pelo desenvolvimento e preservação dos valores regionais. Isso é um ledo engano. Claro que cada esfera, municipal, estadual ou federal, tem sua parcela de responsabilidade. Porém, todos nós, individualmente ou como instituições privadas, também temos nossa parte nesse compromisso. É necessário que busquemos, juntos, o melhor caminho para nosso bem estar como coletividade. Há ainda aqueles que muito misturam a idéia de adversário político com a de inimigo pessoal. Independente das vertentes políticas de cada cidadão somos todos membros da mesma sociedade. Vamos passar por cima de certas diferenças quando o objetivo for o bem da coletividade. E é isso que o programa C.Q.D., a Rádio Cidade FM, o departamento municipal de cultura se comprometem a fomentar: uma educação e uma cultura cada vez mais de qualidade e uma postura realizadora isenta de interesses menores. Tudo em prol de Igarapava região.
Nosso muito obrigado à professora Marlene e aquele abraço aos ouvintes do C.Q.D. NO RÁDIO e aos leitores dessa seção e da internet.

Nenhum comentário: