CLIQUE NA IMAGEM E OUÇA A CIDADE FM ON LINE.

BOMBANDO INTERNACIONALMENTE!!!

BOMBANDO INTERNACIONALMENTE!!!
Vajam só como nosso blog está mundialmente...chique heim!

RESULTADOS DA NOSSA PESQUISA DESSA SEMANA

RESULTADOS DA NOSSA PESQUISA DESSA SEMANA

CADASTRAR-SE COMO SEGUIDOR

O que rola na semana

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Programa C.Q.D. recebe Lauzita Rezende da Costa a prefeita de Delta-Mg.


No dia 02 de junho, o programa C.Q.D. teve o prazer de receber a prefeita Lauzita, da cidade vizinha de Delta. Vamos ao resumo de sua entrevista, concedida a mim, professor Kiko e a Leandro Silva.
Sobre o início da carreira política: [“...eu estou na área pública vão fazer uns seis anos, fui vereadora de Delta mas acabei não ficando na vereança pois fui convidada pra assumir a secretaria de saúde de Delta e logo em seguida fui convidada pra ser a candidata a vice prefeita junto com o Zé Eustáquio, mas sempre fui ativa nos movimentos políticos da comunidade, sempre estive muito voltada ao movimento estudantil, ao trabalho comunitário, voluntário já a uns 15 anos.”]
Sobre seu trabalho na secretaria da saúde de Delta: [“...eu acreditava que poderia contribuir e consegui, graças a Deus. Nós montamos duas equipes de PSF que Delta ainda não tinha, não tínhamos plantão noturno e a gente implantou também. Graças a Deus conseguimos renovar a área da saúde em Delta. Quase zeramos a mortalidade infantil, então fizemos um bom trabalho, cujo mérito é da minha equipe da época...”]
Sobre ter tido que assumir a prefeitura durante o mandato do falecido José Eustáquio e quais as dificuldades iniciais: [“...após o falecimento do Zé Eustáquio, quando a ficha caiu na segunda feira, que o pessoal começa a te ligar, dizendo que tem que providenciar isso e mais aquilo, eu não tinha preparo emocional, físico nenhum pra estar assumindo a prefeitura. Então eu pedi, nomeei uma equipe pra fazer essa intervenção pra que organizasse até que eu tivesse condições psicológicas pra estar assumindo. Aí começaram vários problemas em relação, na época, à câmara municipal. Eu quero acreditar que seja por eu ser mulher e nova né, o medo de que talvez eu não desse conta das responsabilidades...foi um período meio conturbado, uns dez ou quinze dias pra eu assumir, mas acabou dando tudo certo...e eu pude contar, desde quando o Zé Eustáquio ficou doente, com o total apoio de cinco vereadores: O Raimundo (Chalita), a Isabel, o Júlio, o Gilberto Machado e o Carlos (Boca)...”];[“...a primeira medida a ser tomada foi alterar a equipe de governo. Eu percebi que era necessário montar uma equipe que gostasse mais da cidade de Delta. Lá não é a melhor cidade do mundo para se viver mas é lá que a gente vive e é lá que nós ganhamos o nosso pão de cada dia. Então nós temos que fazer por merecer a nossa cidade...eu fiz questão de mostrar que na própria cidade havia pessoas que tinham plena condição de assumir as secretarias mais importantes. Nós renovamos toda a nossa administração. Toda a equipe. Alguns ficaram, eu fui testando pra ver se ia dar certo e, percebendo que continuariam na mesma ideologia, acabamos trocando também. A única secretária remanescente, até hoje, da gestão do Zé, é a Tereza na secretaria de educação. Outra atitude importante foi focar a administração em projetos, buscar recursos estaduais e federais. Criticar o prefeito é fácil, mas a comunidade tem que entender que, na maioria das vezes, necessitamos do presidente da república, do governador do estado e deputados para alocarem recursos e esses recursos só se consegue com projetos. E a minha equipe de projetos é excelente e eu só tenho a agradecer a todos eles. Isso levou Delta a ser a cidade que mais conseguiu recursos no estado de Minas Gerais (mais de 7,5 milhões). O planejamento foi trabalhar primeiro a infra-estrutura da cidade, que faltava asfalto em 70 % . Depois vem sempre a educação, que possui verbas específicas, a saúde e o social... ”]
Sobre o problema da recolocação de cidadãos que perdem o emprego no plantio e corte da cana, devido a mecanização do processo: [“...temos uma grande preocupação com isso, não só por parte da prefeitura como por parte da Usina Caeté. Nós estamos trabalhando com a qualificação. A Usina implantou agora um sistema de alfabetização dentro da própria empresa, o qual facilita ao trabalhador estar se alfabetizando, estudando. Por que nós temos na rede pública o EJA. Mas nós percebemos que o trabalhador chega muito cansado em casa, o que o desestimula ao estudo. Então a Usina implantou esse trabalho de ensino voltado só para o trabalhador, investindo na qualificação com cursos técnicos e tem uma parceria com a prefeitura. A prefeitura desenvolve cursos de qualificação pra que, amanhã, esse cortador de cana possa estar apto para trabalhar dentro da indústria. Um exemplo são das mulheres que, na maioria, cortavam cana e agora trabalham na limpeza dentro da usina, limpando casas que são alugadas pela Caeté para os trabalhadores...”]
Sobre a “história” de que a região não se desenvolve, com novas indústrias, por que os usineiros, que bancariam as campanhas eleitorais assim desejam: [“...comentário sempre existe, mas eu tenho um diálogo muito bom com o Dr. Robert com o Leonardo, com o Aron, com a equipe toda da Usina Caeté e, ao contrário, pra você ter noção a usina foi quem doou, em 2002, esse terreno pra fazermos o distrito industrial.Só que o aterro não tinha, até pouco tempo, sido regulamentado. Então, se a usina fosse contra a vinda de outras empresas, era só embargar a doação de um terreno que ainda era dela. Ao invés disso, a Caeté me ajudou, pagou até a documentação, a parte de cartório, para a regulamentação, então eu não tenho o que reclamar e considero que esse boato não procede. Todas as ações da usina são, a despeito de terem sido parceiros na nossa campanha, no sentido do progresso de Delta...”]
Sobre os prêmios recebidos por Delta, na área da educação, sobre o material da rede Objetivo, adotado nas escolas do município e a escola em construção: [“...a D. Tereza foi a única secretária que permaneceu comigo, do mandato do Zé Eustáquio, uma moradora antiga de Delta, é apaixonada pela cidade, e é uma diretora fabulosa e faz muito pela cidade de Delta. Nós realmente recebemos um prêmio pela qualidade da nossa merenda escolar, num projeto da AMM (Associação Mineira de Municípios), dentre mais de 200 cidades Delta ficou em primeiro lugar no quesito merenda escolar.Além dos 25% que devem, por direito, serem investidos na educação, nós investimos mais. Hoje são mais de 30 % da arrecadação municipal investidos em educação. Por que eu acredito que a educação é a solução pra todos os problemas que o Brasil hoje enfrenta. Eu não vou mudar o mundo, mas eu posso mudar a cidade de Delta e torná-la um modelo pra outras cidades. ...o cardápio da merenda foi implementado, é acompanhado por nutricionista, colocamos o café da manhã, na merenda tem verdura, tem suco de polpa permitindo que a criança possa ter uma alimentação mais saudável. Foi feito trabalho de reeducação alimentar com as famílias...Com relação ao material didático, através de licitação, foi adotado o material da empresa Objetivo, e esse ano começamos com o sistema de apostilamento...estamos também construindo a escola dos sonhos de Delta e com certeza, em Novembro, estaremos inaugurando uma escola com 22 salas, um espaço maravilhoso pras nossas crianças que tanto merecem e precisam.”]
Considerações finais da convidada: [“Na saúde, preferimos adotar uma política de melhoria da saúde básica, com melhoria dos postos de saúde, montando uma terceira equipe de PSF e investindo na medicina preventiva. Eu costumo dizer que político não tem querer. É o povo que tem que querer o político. O poder é do povo. Então, com relação ao futuro, se eu fizer uma pesquisa, até o ano que vem e eu perceber que o povo quer que a Lauzita continue, a Lauzita vai tentar ficar mais quatro anos. Se o povo assim não quiser, quiser renovação, eu respeitarei...Eu quero ainda, que Delta cresça muito e passe a assumir um papel de destaque na região. Que o povo de Delta realmente volte a amar muito a cidade. Então, creio eu, que tenho muito ainda a contribuir com esse progresso. Então, se Deus permitir e o povo quiser, por que não tentar mais quatro anos pra fazer de Delta uma cidade modelo em Minas e, quem sabe, até no Brasil.
Esse foi o resumo da entrevista da prefeita de Delta Lauzita Rezende da Costa, mostrando como foi assumir uma prefeitura entre atribulações iniciais, mudanças de equipe e suas realizações, até o momento, bem como seus planos para o futuro. Parabéns prefeita e muito obrigado por estar conosco no C.Q.D.

Nenhum comentário: