O programa C.Q.D. NO RÁDIO estreou hoje com o tema "ENEM", trazendo aos estúdios da Rádio Cidade FM - 105,9 Mhz os seguintes convidados:
Prof. Adriano Donizete - Coordenador pedagógico do ensino médio na Escola Viva.
Prof. José Ramires Neto - Professor de história e sociologia na escola Maieutica.
Prof. Manoel Nasser - Professor de Filosofia na escola Maieutica.
Apresentação: Leandro Silva
Coordenação de entrevista e debate: Professor Kiko
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova criada em 1998 pelo Ministério da Educação.
Inicialmente utilizado como ferramenta para avaliar a qualidade geral do ensino médio no país. Posteriormente, o exame começou a ser utilizado como exame de acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). Ganhar pontos para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Também como certificação de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos (na data de realização) e atingir nota (400 pontos em cada área e 500 pontos na redação).
evolução em 13 anos em número de inscritos:
1998 1 57.221
2010 4.611.441
Os professores convidados foram unânimes em concordar que há uma forte tendência que o ENEM se torne um exame unificado nacionalmente para o ingresso na universidades públicas. Porém, resaltaram a importância de se discutir a questão da perda de importância dos temas regionais na elaboração de uma prova nacionalmente unificada. Talvez, segundo nossos convidados, uma solução em que o ENEM seja usado apenas como parâmetro parcial na avaliação do candidato seja mais viável, resguardando assim o direito de cada instituição levar em consideração outros parâmetros, mais convenientes regionalmente, para essa avaliação.
O papel do ENEM na pontuação do candidato a bolsa do PROUNI também foi debatido. Os professores convidados concluiram que o PROUNI é uma louvável iniciativa rumo à democratização do ensino superior, porém já carece de novas análises e adaptações, tais como ampliação do número de bolsas oferecidas, ampliação da faixa salarial da família (hoje de até 3 salários mínimos para bolsa parcial e de até um e meio salário para bolsa integral), dentre outras mudanças sócioeconômicas.
Nos últimos dois anos, o ENEM passou por problemas sérios:
> 2010 (VAZAMENTO DE INFORMAÇÕES SIGILOSAS DE INSCRITOS, ERROS DE IMPRESSÃO EM PROVAS DO TIPO AMARELO, RECLAMAÇÕES DE FALTA DE RIGOR NA FISCALIZAÇÃO DE IDA A BANHEIROS).
As conclusões do debate são que: essa perda de qualidade deve ser revertida, todos os brasileiros interessados em uma educação verdadeira devem se unir para combater os cartéis noscivos ao progresso educacional, o MEC deve se organizar de modo a centralizar em suas próprias mãos a confecção e realização das provas do ENEM e que o PROUNI deve passar por uma reavaliação de diretrizes sócio-econômicas. E, mais importante ainda, que, apesar dos últimos incidentes negativos, devemos nos unir pela continuidade e otimização do ENEM, pois é uma ferramenta de mudança e avanço na educação brasileira, como há muito tempo não se via.
Um abraço aos internautas, aos ouvintes do rádio e aos leitores do jornal.
Nossos agradecimentos à Rádio Cidade FM, ao Leandro Silva, às escolas participantes e aos professores convidados.
Até a próxima.
Fui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário