CLIQUE NA IMAGEM E OUÇA A CIDADE FM ON LINE.

BOMBANDO INTERNACIONALMENTE!!!

BOMBANDO INTERNACIONALMENTE!!!
Vajam só como nosso blog está mundialmente...chique heim!

RESULTADOS DA NOSSA PESQUISA DESSA SEMANA

RESULTADOS DA NOSSA PESQUISA DESSA SEMANA

CADASTRAR-SE COMO SEGUIDOR

O que rola na semana

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

C.Q.D. NO RÁDIO ESTRÉIA HOJE


O programa C.Q.D. NO RÁDIO estreou hoje com o tema "ENEM", trazendo aos estúdios da Rádio Cidade FM - 105,9 Mhz os seguintes convidados:

Prof. Adriano Donizete - Coordenador pedagógico do ensino médio na Escola Viva.
Prof. José Ramires Neto - Professor de história e sociologia na escola Maieutica.
Prof. Manoel Nasser - Professor de Filosofia na escola Maieutica.

Apresentação: Leandro Silva
Coordenação de entrevista e debate: Professor Kiko

RESUMO DO PROGRAMA
HISTÓRICO

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova criada em 1998 pelo Ministério da Educação.

Inicialmente utilizado como ferramenta para avaliar a qualidade geral do ensino médio no país. Posteriormente, o exame começou a ser utilizado como exame de acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). Ganhar pontos para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Também como certificação de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos (na data de realização) e atingir nota (400 pontos em cada área e 500 pontos na redação).

evolução em 13 anos em número de inscritos:
1998 1 57.221
2010 4.611.441

O ENEM COMO EXAME DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Os professores convidados foram unânimes em concordar que há uma forte tendência que o ENEM se torne um exame unificado nacionalmente para o ingresso na universidades públicas. Porém, resaltaram a importância de se discutir a questão da perda de importância dos temas regionais na elaboração de uma prova nacionalmente unificada. Talvez, segundo nossos convidados, uma solução em que o ENEM seja usado apenas como parâmetro parcial na avaliação do candidato seja mais viável, resguardando assim o direito de cada instituição levar em consideração outros parâmetros, mais convenientes regionalmente, para essa avaliação.

O papel do ENEM na pontuação do candidato a bolsa do PROUNI também foi debatido. Os professores convidados concluiram que o PROUNI é uma louvável iniciativa rumo à democratização do ensino superior, porém já carece de novas análises e adaptações, tais como ampliação do número de bolsas oferecidas, ampliação da faixa salarial da família (hoje de até 3 salários mínimos para bolsa parcial e de até um e meio salário para bolsa integral), dentre outras mudanças sócioeconômicas.

RECENTES PROBLEMAS NO ENEM

Nos últimos dois anos, o ENEM passou por problemas sérios:
> 2009 (ROUBO DE PROVAS E GABARITO ERRADO DA PROVA SUBSTITUTIVA)
> 2010 (VAZAMENTO DE INFORMAÇÕES SIGILOSAS DE INSCRITOS, ERROS DE IMPRESSÃO EM PROVAS DO TIPO AMARELO, RECLAMAÇÕES DE FALTA DE RIGOR NA FISCALIZAÇÃO DE IDA A BANHEIROS).
Nossos convidados entendem que a credibilidade do ENEM foi abalada, tanto no que diz respeito aos candidatos, quanto às instituições de ensino superior que nele pretendiam se pautar para sua seleção de ingressantes em seus quadros discentes. Porém, é consenso, entre os participantes desse debate, que essa situação problemática pela qual passou o ENEM não foi mero acaso ou simples incompetência do MEC e do INEP. Existe uma quase certeza entre nossos convidados da existência de uma conspiração dos cartéis formados pelos pseudo "sistemas de ensino", traduzindo: grandes "grifes de material didático e franquias de educação" que têm interesse no fracasso do ENEM e na perpetuação do "Status quo" de mesmice educacional, que há tanto tempo impera no país e que é ameaçado pelas ideologias modernas, democráticas e realistas que o MEC tenta implantar através da sistemática do ENEM. Essa farsa só poderá ser combatida se todos nós, enquanto brasileiros: educadores, educandos, família e governo agirmos com consciência e senso crítico em prol de uma educação de verdade e para toda a vida.
ENEM EM IGARAPAVA
As escolas participantes do debate, cada uma com sua metodologia, têm, já há alguns anos, preparado com qualidade seus alunos para o ENEM. Foi concenso também, entre os professores convidados, que seria muito interessante se Igarapava pudesse contar com um curso especificamente voltado à preparação para o ENEM, visando principalmente os candidatos que já terminaram o ensino médio e que ainda não ingressaram na faculdade que desejam.
FUTURO DO ENEM

Uma crítica comum dos participantes do programa, foi com relação ao "relaxamento" dos modernos critérios da prova do ENEM depois que ela passou a ter mais questões e ser realizada em dois dias. Antes disso, o ENEM trazia mudanças interessantes na forma de avaliação: questões cotidianas, que priorizavam a análise racional e crítica, usando sempre a transdisciplinaridade. Depois que mudou para o "Novo Enem", segundo nossos convidados, essas conquistas perderam em qualidade. As provas ficaram mais óbvias, maçantes, com pouca interdisciplinaridade, apresentando necessidade de decorar fórmulas, resumindo: a qualidade antes conquistada caiu.
As conclusões do debate são que: essa perda de qualidade deve ser revertida, todos os brasileiros interessados em uma educação verdadeira devem se unir para combater os cartéis noscivos ao progresso educacional, o MEC deve se organizar de modo a centralizar em suas próprias mãos a confecção e realização das provas do ENEM e que o PROUNI deve passar por uma reavaliação de diretrizes sócio-econômicas. E, mais importante ainda, que, apesar dos últimos incidentes negativos, devemos nos unir pela continuidade e otimização do ENEM, pois é uma ferramenta de mudança e avanço na educação brasileira, como há muito tempo não se via.
Um abraço aos internautas, aos ouvintes do rádio e aos leitores do jornal.
Nossos agradecimentos à Rádio Cidade FM, ao Leandro Silva, às escolas participantes e aos professores convidados.
Até a próxima.
Fui!

Nenhum comentário: