CLIQUE NA IMAGEM E OUÇA A CIDADE FM ON LINE.

BOMBANDO INTERNACIONALMENTE!!!

BOMBANDO INTERNACIONALMENTE!!!
Vajam só como nosso blog está mundialmente...chique heim!

RESULTADOS DA NOSSA PESQUISA DESSA SEMANA

RESULTADOS DA NOSSA PESQUISA DESSA SEMANA

CADASTRAR-SE COMO SEGUIDOR

O que rola na semana

quarta-feira, 6 de julho de 2011

ESCOLA NICOLAU SAAD DISCUTE OS ATUAIS EXAMES DE SUFICIÊNCIA


O GALERA C.Q.D. do dia 30 de junho recebeu a Escola Nicolau Saad(Técnico)para debater sobre o exame de suficiência, que está sendo aplicado para formadoS em contabilista e bacharéis em Ciências Contábeis, assim como já é aplicado para formados em Direito.
A dupla A, Prof. José Eurípedes dos Santos e Fabrício Henrique da Silva, defendem o método do exame, enquanto a dupla B, prof. Marcondes Pignatti Jr. e Adriano César da Costa, defendem alterações no modo de aplicação do mesmo. A dupla A afirma que a prova traz aumento de qualidade na profissão de contabilistas e bacharéis em Ciências Contábeis, fazendo com que melhore a qualificação dos formados e, consequentemente, o nível dos cursos também,já que o aluno faz a escola. efenderam, inclusive, a repetição, quinquenal, do exame para quem já o fez, garantindo assim a reciclagem e atualização profissional.
Destacaram que o alto índice de reprovação(cerca de 69%)mostra claramente que, uma coisa é o que está acontecendo nas escolas e, outra coisa, é o que está acontecendo no mercado de trabalho. Essas estatísticas e outros dados foram enviados às escolas para que se adaptem, da melhor maneira possível a essa convivência com o exame, uma realidade.
A dupla B disse que não é contra o exame, mas sim contra o modelo de aplicação do mesmo. Defendem a aplicação dessa prova para outras profissões e não somente Contabilidade e Direito. Uma outra preopação é que apareça um comércio exagerado de cursos prepapreparatórios, como já acontece com o exame da OAB e que os alunos que possam pagar por essa preparação se bemeficiem diante dos alunos mais carentes. Outra ressalva: não seria mais eficaz aplicar, também,um exame durante o curso de formação e não apenas após o seu término, dando ao aluno a oportunidade de melhorar sua formação antes de ser impedido de exercer sua profissão? O exame da OAB é mais justificável, pois um excesso de formados é despejado anualmente no mercado. Já na contabilidade, formam-se muito menos profissionais. Destacaram, também, que a qualidade do ensino está deteriorada desde a educação infantil. No ensino médio e no superior o Estrago já está feito. A melhoria do profissional passa pela melhoria geral da educação, um problema polítitico-estrutural.
Para os comentários finais sobre o debate, recebemos Marco Túlio de Oliveira Machado, sócio-diretor da Econsa Assessoria Contábil e delegado do Conselho Regional de Contabilidade - S.P. em Igarapava.

Marco Túlio elogiou os alunos de Igarapava se preocuparem em discutir esse exame, que é uma realidade na profissão. Comunicou que a posição do CFC é, primeiro, salientar que o exame foi uma reivindicação da própria categoria contábil. Uma profissão que possui um mecanismo de avaliação dos profissionais (hoje são Direito, Medicina e Contabilidade)sem dúvida é mais valorizada.
Finalmente, uma outra preocupação do Conselho Federal de Contabilidade é a proteção da sociedade,fazendo questão de garantir a entrada no mercado apenas de profissionais qualificados.
E assim se deu mais este debate GALERA C.Q.D. Nossos parabéns aos alunos e professores. Nosso muito obrigado à Profa. Ivone Ferreira de Mendonça, diretora da Nicolau Saad e ao Marco Túlio pela participação sempre competente.
Até a próxima.

Nenhum comentário: