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sábado, 16 de maio de 2009

Seja bem vindo ENEM...Novo e obrigatório!


Minerva, deusa da sabedoria na mitologia greco-romana, deve estar por se aliar a Éolo, deus dos ventos, para que boas brisas soprem na educação brasileira nesses últimos dias.
Primeiro, a mudança do ENEM para o NOVO ENEM, no qual o novo formato da prova abarcará um conteúdo “mais enxuto”, deixando de lado preciosísmos, que só se justificam a quem pretende seguir carreiras específicas. Além disso, será mais focado na compreensão de problemas e vai banir questões que requerem a memorização de datas históricas ou fórmulas matemáticas. Outra decisão é o fim das questões com "pegadinhas", visto que esse tipo de ardil apenas indica o grau de sadismo do examinador e não do conhecimento do examinado.
Com esse novo exame, o formando do ensino médio poderá ainda, em mais uma mudança muito bem vinda, de posse de sua nota em um único exame, pleiterar vagas em várias faculdades, públicas e privadas, em todo o país, desde que as mesmas tenham aderido ao Novo Enem como forma total ou, no mínimo, parcial de seleção (há faculdades que usarão a prova apenas como exame de 1a fase, mantendo a segunda fase no vestibular próprio) evitando assim a tradicional “peregrinação” dos vestibulandos durante várias tentativas em diferentes vestibulares.
Mais recentemente, vem a notícia, também positiva, que o Novo Enem será obrigatório (até o final de 2009 ainda será facultativo) para todos os alunos da rede pública, sendo inclusive necessário para a aquisição do certificado de conclusão do ensino médio.
O ensino médio é, hoje, o mais problemático e de pior qualidade em todo o país e, inclusive na opinião dos secretários estaduais de educação, carecia de uma avaliação universal para que se possa, em cada caso, saber o melhor tipo de política pública a ser adotada para solucionar os problemas. Outra vantagem, para o sistema educacional, da obrigatoriedade do Enem para a rede pública, está no fato de ele funcionar como um norteador para o que deve ser ensinado nas escolas - já que na maioria dos Estados não há um currículo mínimo.
Porém, como é aconselhável em qualquer mudança, é necessário que se atente para alguns riscos na implantação dessa nova fórmula. Um importante cuidado a se ter é com a total centralização de parâmetros de avaliação que ocorrerá. Deverão ser consideradas as diferenças regionais, e há que se encontrar uma linha de avaliação que equilibre essas diferenças num mesmo exame. Outro cuidado é o de se ter em mente que, apesar de positiva, será implementada uma mudança muito rápida, na qual os profissionais de educação e o aluno não podem ser esquecidos diante de outros interesses, com o risco de que um processo promissor venha a acabar se consagrando como mais um gigante ranking de escolas, estigmatizando e desestimulando as piores.
Mudando um pouco de assunto, ainda há a boa nova que para os propfessores do Estado de São Paulo, aprovados futuramente em concursos públicos, será instituído um curso obrigatório de quatro meses, no qual o concursado receberá aulas teóricas sobre o conteúdo que lecionará e aulas práticas, na forma de estágio supervisionado dentro das escolas. Após esse curso fará uma prova sobre esse aprendizado e se não atingir uma determinada nota...nada feito! Não assume o cargo. Autoritarismo? Bem, não dá pra esquecer que em dezembro do ano passado, a mesma secretaria de São Paulo aplicou, para detectar apenas o domínio da matéria ensinada por cada docente, uma prova na qual, nada menos que 3.500 professores tiveram nota zero. Ou seja, não possuem nehum domínio do assunto que pretendem ministrar.
É por essas e outras que, num país que necessita, e muito, avançar educacionalmente dentro e fora da sala de aula, qualquer brisinha de boas notícias ressoa como ventania de boas esperanças. Parabéns MEC pelo Novo Enem e parabéns governo de São Paulo pela inovação do curso qualificador e prova de efetivação do cargo.
Até a próxima pessoal....!

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